O presidente Jair Bolsonaro tem a oportunidade de realizar mais uma indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF) durante seu mandato. Há muita especulação sobre quem será preenchido o lugar vazio do ministro Marco Aurélio de Mello, um defensor das liberdades individuais que completou 75 anos e decidiu se aposentar. Uma das possibilidades é uma nova nomeação evangélica.

André Mendonça é o nome que está em pauta para mover para o STF. O atual Advogado-Geral da União é um reverendo evangélico, sendo um dos principais defensores e simpatizantes da comunidade. De acordo com Bolsonaro, Mendonça não é o único candidato para a vaga, mas é uma forte alternativa.

Mendonça tem um histórico político no país, tendo sido Ministro da Justiça e Segurança Pública em 2020 antes de ser indicado para o cargo atual na Advocacia-Geral da União. Sua carreira advocatícia também lhe deu experiência em defesa das forças armadas, o que torna o Advogado-Geral da União uma figura controversa.

Contudo, a questão principal em discussão gira em torno de sua afiliação religiosa. Mendonça é reconhecido pela comunidade evangélica do Brasil como um líder respeitado, e isso tem levado a uma série de críticas e preocupações sobre suas convicções na relação com temas como a legalização do aborto e do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Além disso, alguns ativistas afirmam que a indicação evangélica cria uma maior polarização no STF, o que seria ruim para a democracia e a independência do órgão de Justiça.

Independentemente disso, a discussão continua a toda velocidade, e o nome de André Mendonça é cada vez mais solicitado para uma possível nomeação ao STF. O resultado será conhecido em breve, com o presidente Bolsonaro sendo o responsável por tomar a decisão final.