A Loteca é uma loteria que permite aos jogadores apostarem em resultados de jogos de futebol. É possível escolher até 14 jogos de uma lista previamente selecionada e tentar acertar todos os resultados. Se o jogador conseguir acertar todos os jogos, ele ganha o prêmio acumulado da Loteca.

Os valores das apostas da Loteca variam de acordo com a quantidade de jogos escolhidos pelo jogador. A partir de 3 jogos, o valor da aposta mínima é de R$ 3,00. Cada jogo escolhido acrescenta R$ 1,00 ao valor da aposta. Ou seja, uma aposta com 14 jogos custa R$ 17,00.

O prêmio acumulado da Loteca é gerado a partir de uma porcentagem do valor das apostas. A cada concurso que ninguém acerta os 14 jogos, o valor acumula e pode chegar a milhões de reais. O prêmio máximo já pago na Loteca foi de R$ 5.788.074,23, em 1989.

As chances de ganhar o prêmio máximo da Loteca são de 1 em 2.391.485. No entanto, há outras formas de ganhar na Loteca, como acertar 13, 12 ou 11 jogos. As chances de acertar 13 jogos são de 1 em 85.415. Já as chances de acertar 12 ou 11 jogos são de 1 em 1.695 e 1 em 60, respectivamente.

Além disso, a Loteca oferece uma premiação fixa para os jogadores que acertarem 14 jogos. O valor da premiação é definido pela Caixa Econômica Federal e pode variar de acordo com a quantidade de apostas vencedoras. Em média, a premiação para 14 jogos vencedores é de cerca de R$ 300 mil.

Em resumo, a Loteca é uma modalidade de loteria popular no Brasil que permite aos jogadores apostarem em resultados de jogos de futebol. Os valores das apostas variam de acordo com a quantidade de jogos escolhidos e o prêmio acumulado pode chegar a milhões de reais. As chances de acertar os 14 jogos são baixas, mas há outras premiações para 13, 12 ou 11 jogos vencedores.